PM paulista arrasta homem em moto pelas ruas de SP

PM paulista arrasta homem em moto pelas ruas de SP

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira (30) mostra um policial militar adotando uma prática de tortura contra um homem negro. O caso aconteceu na parte da tarde na avenida Professor Luís Inácio de Anhaia Melo, Zona Leste da capital paulista.

Nas imagens, gravadas por um motorista que passava pelo local, é possível ver que um homem negro está algemado à motocicleta do policial e é puxado com o veículo em movimento. O homem corre para não cair no chão. A Polícia Militar afirma que apura o caso. Não há, por hora, mais informações sobre as circunstâncias em que o homem foi detido e a adoção da prática de tortura por parte do policial. Pelas redes sociais, o pré-candidato ao governo do estado Guilherme Boulos (PSOL) condenou a ação. “Brasil, mais de 300 anos de escravidão… Tortura a sangue frio praticada por um PM de SP. INACEITÁVEL!”, escreveu.

Nota da PM

Em nota difundida à imprensa após a repercussão do caso, a Polícia Militar afirmou que repudia a ação mostrada nas imagens e que vai apurar a conduta do policial.“A Polícia Militar, imediatamente após tomar ciência das imagens, determinou a instauração de um inquérito policial militar para apuração da conduta do referido policial e o seu afastamento do serviço operacional. A Polícia Militar repudia tal ato e reafirma o seu compromisso de proteger as pessoas, combater o crime e respeitar as leis, sendo implacável contra pontuais desvios de conduta”. *Fórum