Brasileira é vítima de xenofobia em Portugal: “Não é portuguesa, não deve cá estar”

Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma brasileira de 42 anos foi vítima de xenofobia em Lisboa, Portugal, na última segunda-feira (4). A pesquisadora, que preferiu não se identificar, estava carregando três sacolas pesadas com compras do mercado quando foi atacada por uma mulher portuguesa em um ponto de ônibus no Rossio, uma área central da cidade.

A vítima relatou ao jornal Estado de S. Paulo que, ao chegar ao ponto de ônibus, a mulher portuguesa estava sentada em uma das extremidades do banco. Como não havia espaço para ela se sentar confortavelmente e continuar segurando as sacolas, a brasileira as apoiou do outro lado. No entanto, quando um senhor se sentou no meio, a mulher começou a reclamar de maneira ríspida, alegando que ele havia ocupado o lugar dela por causa das sacolas.

A partir desse desentendimento, a agressora passou a proferir ataques xenofóbicos contra a brasileira. “Não é portuguesa, não deve estar aqui. Volte para o seu país”, disse a mulher.

A vítima relatou que, durante a gravação inicial, a senhora portuguesa chegou a bater em sua mão. “Foi com as costas da mão. É possível ver na gravação. Se eu não estivesse segurando firmemente o telefone, ele teria caído longe”, disse a brasileira.

A pesquisadora registrou um boletim de ocorrência na polícia portuguesa. Ela também disse que registrou o caso no Consulado Geral do Brasil em Lisboa.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia