Justiça francesa condena Air France e Airbus por morte de 228 pessoas no voo AF447 em 2009

Decisão reverte absolvição anterior e reconhece negligência das empresas em acidente que deixou 228 mortos em 2009.

Foto: reprodução/Etienne Laurent

A Justiça da França decidiu, nesta quinta-feira (21), responsabilizar as empresas Air France e Airbus pelo acidente com o voo AF447, que deixou 228 mortos em 1º de junho de 2009. A decisão foi proferida pela Corte de Apelações de Paris e reverteu o entendimento anterior que havia absolvido as companhias na esfera criminal.

A aeronave, um Airbus A330-203, caiu no Oceano Atlântico durante um voo entre o Rio de Janeiro e a capital francesa. Entre as vítimas, estavam 58 brasileiros.

Com a nova decisão, as empresas foram condenadas por homicídio culposo — quando não há intenção de matar — sob a justificativa de negligência e imprudência. Cada companhia poderá pagar multa de até 225 mil euros, valor que equivale a cerca de R$ 1,3 milhão.

O caso havia tido um desfecho diferente em abril de 2023, quando a Justiça, em primeira instância, absolveu Air France e Airbus das acusações criminais, embora tenha reconhecido a responsabilidade civil pelo acidente. A decisão foi contestada por familiares das vítimas, levando o Ministério Público francês a defender a condenação das empresas.

Vice-presidente da Associação de Familiares das Vítimas do Voo AF447, Maarten Van Sluys avaliou a decisão como uma vitória simbólica para os parentes das vítimas. “O resultado é o que esperávamos: uma condenação por homicídio culposo. Entendemos que isto é uma vitória moral incomensurável, pois muito mais do que valores monetários, que acabam sendo irrisórios em se tratando de empresas deste porte, agora temos um certificado da culpa da Air France e da AirBus”, afirmou.

Ele também destacou o impacto emocional do desfecho judicial. “É uma decisão reparatória dos danos morais causados a tantas famílias e estamos muito aliviados. Temos a sensação de que a justiça foi feita e que posso dizer a minha irmã que nossa luta [para fazer justiça às vítimas] não foi em vão”, declarou.

Após o anúncio da sentença, as empresas sinalizaram que devem recorrer da decisão.

O acidente do voo AF447 é considerado um dos mais trágicos da aviação mundial e envolveu passageiros e tripulantes de 33 nacionalidades.