Operação Dakovo: PF desmonta esquema de tráfico de armas europeias para o Brasil

Foto: reprodução

Nesta terça-feira (5), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Dakovo, visando desmontar um esquema de tráfico de armas europeias para o Brasil. A investigação aponta que uma empresa no Paraguai desempenhou um papel central, importando milhares de pistolas e fuzis fabricados na Croácia, Turquia, República Tcheca e Eslovênia.

No Paraguai, conforme apontam as investigações, as armas tinham suas identificações raspadas para dificultar o rastreamento. Posteriormente, eram repassadas a grupos de traficantes de armamentos que atuam na fronteira com o Brasil. A partir desse ponto, eram revendidas a facções criminosas brasileiras.

A PF estima que mais de 43 mil armas foram importadas nesse esquema ao longo de três anos. Em quase 70 operações policiais, 659 armas foram apreendidas em dez estados brasileiros. A investigação, realizada em colaboração com o Ministério Público Federal (MPF) e autoridades paraguaias, resultou na expedição de 25 mandados de prisão preventiva e 54 de busca e apreensão nos dois países, além dos Estados Unidos.

Nesta terça-feira, durante a operação, uma significativa quantia em dólares foi apreendida, ainda aguardando contabilização. Centenas de fuzis e pistolas foram recolhidos na sede da empresa paraguaia, e também foi identificado o local onde ocorre a raspagem da identificação das armas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia