Operação Deverra: Polícia Federal prende português suspeito de tráfico internacional de bebês em Valinhos

Foto: reprodução

Na manhã desta segunda-feira, 4, a Polícia Federal realizou a prisão de um homem português sob investigação por suposto envolvimento em tráfico internacional de bebês. A ação, parte da Operação Deverra, desvendou um esquema que operava na rota entre Valinhos, no interior de São Paulo, e Portugal.

O suspeito, que chegou a levar uma recém-nascida para seu país, foi detido preventivamente durante a operação. Além da prisão, os agentes cumpriram quatro mandados de busca pessoal e uma ordem de busca e apreensão nas cidades de Valinhos e Itatiba.

O inquérito que resultou na Operação Deverra foi instaurado em 30 de novembro, após o Ministério Público do Estado de São Paulo repassar informações indicando que um bebê recém-nascido em Valinhos, inicialmente abandonado pela mãe, foi registrado como filho do suspeito.

As investigações apontam que o mesmo homem registrou duas recém-nascidas em menos de um mês no mesmo hospital, utilizando documentos falsos perante diferentes varas da Justiça de São Paulo. Tais registros, acompanhados de guarda unilateral, possibilitavam que o português deixasse o país com os bebês sem a anuência das mães.

A PF identificou quatro viagens do suspeito entre Brasil e Portugal nos anos de 2015, 2021 e 2023. Na última viagem, em outubro de 2023, o homem levou uma recém-nascida para Portugal, retornando sem ela. As autoridades suspeitam que ele tenha retornado ao Brasil para buscar o segundo bebê, atualmente sob cuidados hospitalares.

A ofensiva da Polícia Federal abrange possíveis crimes de tráfico internacional de crianças, registro falso e promoção de ato destinado ao envio de criança para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o objetivo de obter lucro.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia