Familiares de detentos protestam contra más condições da carceragem no Conjunto Penal de Feira de Santana

detentos

Os familiares dos detentos realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (10), em frente ao Conjunto Penal de Feira de Santana, reivindicando melhorias na carceragem do local.

Segundo o Acorda Cidade, Marlene Ferreira da Conceição, mãe de um detento, relatou que os internos não recebem a devida assistência médica.

“Eles não estão recebendo assistência médica, se algum deles estiver com dor de dente, ficam com a dor de dente, se estiverem com febre, ficam com febre. Até dizem que a assistência está sendo dada, mas não é isso que acontece. Além disso, tem uma situação do castigo chamado de ‘Chapão’, assim que os detentos chegam aqui, já colocam nesse tal de Chapão, não tem uma higiene, os bichos ficam andando pelo meio, os colhões podres e velhos que ficam soltando os pedaços. Também não estão mais tendo direito ao banho de sol todos os dias. Agora é um dia sim, um dia não”, afirmou.

Ainda de acordo com ela, as visitas foram suspensas por conta da Covid-19 e todo material de higiene pessoal que as famílias levam é jogado no lixo.

Sem revelar a identidade, a esposa de um detento listou algumas reivindicações feitas pelos internos.

“Eles estão reclamando do banho de sol que não está ocorrendo todos os dias, como determina a Lei de Execução Penal, isso está acontecendo porque não tem agentes suficientes para abrir todos os pavilhões e com isso, os presos estão sendo castigados ficando sem o devido banho de sol. Estamos com uma grande dificuldade para entregar os materiais de higiene para eles, os presos estão relatando que estão sem creme dental, sem sabonete, ficando sem fazer a higiene pessoal, ficam até 15 dias sem escovar os dentes, sem usar sabonete, andam descalços e ainda tem a situação da alimentação. Eles estão dizendo que muitas vezes, o alimento chega estragado ou não chega com uma procedência muito boa e por muitas vezes, a alimentação que é fornecida é insuficiente para a quantidade de internos que tem aí dentro. Eles estão reclamando também da falta de colchões, tem muita gente aí dormindo no chão e muitos familiares ainda não receberam a carteira de visita, porque nós temos o direito de visitar eles, assim como eles também possuem o direito de receber visitas, estamos lutando pelos nossos direitos e pelos direitos deles”, concluiu.

De acordo com os familiares, após a manifestação em frente ao Conjunto Penal, o grupo vai para a Defensoria Pública.

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia