Comandante do 23° BPM participa de audiência pública em Vera Cruz e ressalta papel dos PMs; “vai além da repreensão”

Tenente Coronel Maciel, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar. Foto: Blog do Valente

O Tenente Coronel Maciel, comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar, participou da audiência pública na Câmara Municipal de Vera Cruz sobre o descarte do lixo na região, realizada nesta quinta-feira (10). Sobre sua presença na reunião, ele falou em entrevista ao Blog do Valente sobre os papéis dos policiais militares. Em contexto de bem-estar social e desmistifica a visão de “órgão alienígena”.

Segundo o Tenente Coronel, o policiamento comunitário se traduz em uma constante interação com os moradores, envolvendo discussões, participação ativa e a construção de uma ligação vital entre o estado e as comunidades locais.

“Polícia Militar vem desenvolvendo há algum tempo o chamado “policiamento comunitário”. Então, o policiamento comunitário significa você tá interagindo constantemente com a comunidade, discutindo, participando, fazendo um elo e sendo um elo de conexão entre o estado e a comunidade. Então, tudo que diz respeito à vida do cotidiano, tudo que diz respeito à melhoria da qualidade de vida, do meio ambiente, do ambiente de segurança pública, tudo isso a Polícia Militar tem o interesse de participar e colaborar. Então quando a gente tem uma coleta de lixo correta e ambientalmente adequada, isso melhora o bem-estar social, isso melhora a autoestima das pessoas e isso melhora e reflete na área de segurança pública. Então a Polícia Militar tem todo o interesse em tá participando, interagindo, até porque a Polícia Militar não é um órgão alienígena, muito pelo contrário, é um órgão que tá inserido no contexto social,” afirmou o Tenente Coronel Maciel ao Blog do Valente.

É importante compreender que a Polícia Militar abrange muito mais do que o simples combate ao crime. Embora o enfrentamento ao crime seja uma parte significativa de sua atuação, sua função transcende esses limites. De acordo com o Tenente Coronel, a Polícia Militar vai além do trabalho de prevenção e de repreensão, é também promover bem-estar.

“A Polícia Militar faz também o trabalho de prevenção e de repreensão. A gente faz o enfrentamento ao crime, mas a Polícia Militar é muito maior do que isso; até porque segurança pública é muito maior do que a Polícia Militar, a Polícia Civil, DPT ou o próprio Corpo de Bombeiro. A segurança pública é um assunto que diz respeito de uma forma transversal a todas as outras secretarias. Para você promover bem-estar, para você promover sensação de segurança pública não vai depender só da Secretaria de Segurança Pública, as outras secretarias têm que atuar de maneira articulada e combinadas entre si. Assim você vai produzir bem-estar social e aí você vai ter inclusive segurança pública de qualidade,” disse o comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia