Coronavírus já infectou mais de 10,3 mil indígenas, registra entidade


Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O novo coronavírus já atingiu mais de 10,3 mil indígenas no Brasil. O número foi contabilizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Desse total 408 pacientes não resistiram às consequências da Covid-19.

Os números são diferentes daqueles contabilizados pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), segundo a qual são 6,8 mil o total de índios diagnosticados com a doença. O órgão registra ainda 251 óbitos, de acordo com o G1, mas o site da Sesai contabiliza apenas 158.

A Apib afirma que os números consolidados são maiores porque a entidade inclui povos dos territórios tradicionais em áreas urbanas e rurais. No entanto, a Apib avalia que a Sesai não tem feito atendimento e registro dos indígenas infectados em contexto urbano.

Registros da Apib indicam que o povo Xavante foi o mais afetado na última semana. Foram 31 mortes entre 25 de junho e 2 de julho.

Em relação aos infectados, chama a atenção a situação dos povos Guajajara, com 513 casos; Xikrin do Cateté, com 259 casos; Guarani Mbya, com 218; Baré, com 185; e Tiryó/Kayuana, com 168 casos.

*Bahia.Ba



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia