Reino Unido interrompe divulgação diária de mortes por Covid-19 para recontagem

O Reino Unido interrompeu neste sábado (18) a atualização diária do número de mortes provocadas por Covid-19 depois que o governo ordenou uma revisão dos balanços na Inglaterra, de acordo com a agência Reuters.

A recontagem foi determinada após acadêmicos afirmarem que as cifras diárias da Saúde Pública da Inglaterra, agência governamental responsável pelo combate a surtos de doenças infecciosas, incluiriam pessoas que morreram de outras causas. A suspeita é que a atual metodologia faz os números parecerem piores do que em outras partes do Reino Unido, de acordo com os dois acadêmicos.

O país é o mais afetado da Europa pelo vírus – seu número oficial de mortes passa de 45 mil –, mas o governo disse que comparações internacionais são enganosas porque os países registram as fatalidades de coronavírus de forma diferente.

O anúncio da revisão das estatísticas foi anunciada na na sexta-feira (17) pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Verificações cruzadas

Yoon Loke, da Universidade de Ânglia Oriental, e Carl Heneghan, da Universidade de Oxford, disseram que a Saúde Pública da Inglaterra faz verificações cruzadas das notificações mais recentes de mortes com uma base de dados de resultados de exames positivos, por isso qualquer pessoa que tenha sido diagnosticada pode ser registrada como uma vítima do vírus.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia