Zika vírus: vacina estará disponível para testes em novembro

O diretor do Instituto Evandro Chagas (PA), Pedro Vasconcelos, anunciou nesta sexta-feira (20), ao ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante reunião no Ministério da Saúde, que o desenvolvimento da vacina contra o vírus Zika, estará disponível para os testes pré-clínicos (em primatas e camundongos) em novembro deste ano.

Segundo o ministro Ricardo Barros, a pesquisa superou as expectativas iniciais. “Será um salto importante para saúde, em um tempo recorde. O prazo inicial, de 12 meses, está sendo antecipado para nove meses. Isso mostra a importância do Instituto Evandro Chagas como uma célula fundamental de desenvolvimento de tecnologia em saúde no Brasil”, disse.

A vacina deverá ser administrada em dose única e utilizará o vírus Zika atenuado. Inicialmente, o público-alvo da imunização serão mulheres em idade fértil. “As novas tecnologias são fundamentais para conseguirmos acelerar o processo de desenvolvimento da vacina. Se as fases correrem dentro do esperado, em dois anos poderemos ter a vacina pronta para produção”, falou Pedro Vasconcelos.

Ainda de acordo com o diretor do Evandro Chagas, o imunobiológico não poderá ser aplicado em gestantes, mas o instituto também desenvolve outra tecnologia, a partir do DNA recombinante do vírus para ser utilizado em grávidas. Segundo ele, essa vacina deverá estar disponível para testes até fevereiro de 2017.

(Metro1)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia