Enem 2016 mobilizará mais de 660 mil colaboradores

A reunião com instituições que vão participar da logística do Enem, realizada na quinta (30), contou com a participação do ministro da Educação, Mendonça Filho, e da presidente do Inep, Maria Inês Fini
A reunião com instituições que vão participar da logística do Enem, realizada na quinta (30), contou com a participação do ministro da Educação, Mendonça Filho, e da presidente do Inep, Maria Inês Fini

 

Entre coordenadores estaduais, municipais, de locais de aplicação de provas e fiscais, a edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  irá mobilizar 662.909 colaboradores – profissionais que vão apoiar a execução das provas previstas para 5 e 6 de novembro.

Na edição deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) registrou 9.276.328 inscrições.

Em reunião que reuniu, na última quinta-feira (30), os representantes de diversos órgãos públicos e privados foram apresentados os aspectos operacionais e de segurança que envolvem a avaliação deste ano.

Na ocasião, a diretora de Gestão e Planejamento do Inep, Eunice Santos, destacou que as equipes de campo incluem também os grupos de colaboradores que farão atendimento especializado (por exemplo para pessoas com limitação de locomoção) e também específico para sabatistas – candidatos que professam religiões guardadoras dos sábados e que podem fazer as provas em horário diferente do estabelecido para os demais candidatos.

Confira a divisão de funções entre os aplicadores das provas do Enem 2016

Fonte: Inep

No dia das provas, o monitoramento de segurança será feito  no Centro  Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), localizado em Brasília; em outros 12 Centros Integrados de Comando e Controle Regional (CICCR), que estão localizados nas cidades que foram sede da Copa 2014; e 15 Centros de Operações, localizados nos demais Estados.

Prova segura

O ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o Enem “é uma marca positiva, uma referência internacional, com padrão de qualidade elevado que assegura aos jovens a certeza de que estão se submetendo a uma prova com zelo”.

Na avaliação do ministro, isso se deve, em grande parte, ao engajamento das forças de segurança do País, como o Exército e as Polícias Federal, Rodoviária e estaduais.

Para a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, a aplicação do exame revela a capacidade de integração de áreas diferentes em uma operação de guerra para o acesso à universidade. Ela destacou a importância do exame: “A sociedade tem entendido que o Enem é um mecanismo democrático para alcançar o nível superior de ensino.”

Já a presidente do Inep, Maria Inês Fini, lembrou que o Enem cresceu muito e é utilizado, também, para o ingresso em algumas universidades do exterior. De acordo com Maria Inês, o exame representa “uma seleção justa e bem cuidada pelo setor público”.

Programa

O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009 passou a ser instrumento de acesso ao ensino superior.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia