Saiba como funciona o processo seletivo do IFBA

Para ingressar no IFBA, o candidato deve participar do Processo Seletivo, escolhendo seu curso entre os cursos técnicos (nas formas integrada, subsequente e Proeja) e superiores (bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica).

Os estudantes que desejam fazer um curso técnico (integrado e subsequente) devem fazer uma prova; os que querem cursar o Proeja, precisam fazer apenas redação e participar de uma entrevista; já para ingressar nos cursos superiores é necessário fazer o ENEM.

 Atenção: todos os cursos são gratuitos.

Entenda os cursos

Os cursos da forma Integrada são destinados a estudantes que concluíram o Ensino Fundamental. Consistem em cursos que unem educação profissional e Ensino Médio. Duração média de 4 anos.

Os cursos Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos) são uma modalidade dos cursos integrados. A diferença é que são voltados para estudantes que não concluíram seus estudos na idade padrão. Podem cursar quem tem a partir de 18 anos. Duração média de 4 anos.

Os cursos subsequentes são cursos profissionais voltados para estudantes que já concluíram do Ensino Médio. Duração média de 2 anos.

Os cursos superiores estão divididos em licenciatura, bacharelado e graduação tecnológica. As licenciaturas têm duração média de 4 anos; os bacharelados, de 4 anos; e as graduações tecnológicas, de 3 anos.

Confira os horários dos cursos

Ofertamos cursos em diversos horários. Os cursos da forma integrada são predominantemente pela manhã ou pela tarde; os do Proeja são noturnos; os subsequentes são predominantemente noturnos; e os cursos superiores são noturnos ou pela tarde. Confira nos editais as informações completas, pois vários cursos possuem aulas aos sábados e você poderá encontrar aquele que mais se adequa aos seus horários.

Entenda o Processo Seletivo IFBA

  • Todos os cursos do IFBA são gratuitos.
  • As inscrições acontecem uma vez por ano no site do IFBA; geralmente são abertas entre julho e agosto. Acompanhe nosso site e redes sociais.
  • Quem estudou em escola pública tem direito à isenção parcial da taxa de inscrição. Mas, é necessário entregar os documentos listados no edital no prazo, acompanhar todas as etapas e conferir se o pedido foi aceito.
  • Se o pedido de isenção parcial for aceito, você deve aguardar a lista de inscrições aceitas (homologadas).
  • Se o pedido de isenção parcial não for aceito, você pode recorrer uma vez e, se mesmo assim não for aceito, é preciso pagar o restante da taxa de inscrição.
  • É necessário acompanhar todas as etapas do Prosel, pois você só estará concorrendo e participando se seu nome estiver na lista final de inscrições aceitas (homologadas).
  • As taxas de inscrição são para os cursos integrados, Proeja e subsequente. Já os candidatos dos cursos superiores não pagam taxa de inscrição mas devem acessar o sistema e realizar inscrição – apenas o boleto de pagamento não será gerado.

 

prosel2016.jpg

Entenda a política de concorrência às vagas

O IFBA possui reserva de vagas para estudantes vindos de escola pública.

A concorrência será composta pela reserva de 50% das vagas para escola pública e 50% para a ampla concorrência. Dentre as vagas com reserva, 50% serão destinadas aos estudantes com renda familiar igual ou menor que um salário mínimo e meio; e 50% para qualquer renda. Dentro da cada parte da reserva, 77% serão preenchidas por pretos, pardos e indígenas e 23% para qualquer etnia.

Depois dessa partição de vagas entre alunos de escola pública, restam as vagas de ampla concorrência, que consiste em 45%. O restante, 5% das vagas, são para estudantes com deficiência.

Você pode conferir as informações nas tabelas abaixo:

 reserva_vagas_distribuicao_2016.jpg

reserva_vagas_pizza_2016.jpg

reserva_vagas_tabela_2016.jpg

 (IFBA)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia