Saiba as explicações de famosas manias de Réveillon

Todo o dia 31 de dezembro, há quem comece uma série de rituais para começar o ano novo com o pé direito. Não é muito diferente ver gente recusando comer aves na noite da virada, ou pulando as sete ondas quando dá meia-noite. Mas você sabe a razão por trás dessas manias?

Lentilha

Dizem que o formato da lentilha lembra muito o de uma moeda – o que prometeria dinheiro para o novo ano. Há também quem acredite que ela é símbolo da fartura e, por tanto, não faltaria comida nos próximos 365 dias.

Evitar aves e caranguejos

Todo mundo quer que o ano seguinte seja de evolução. E, para garantir que ele siga sempre adiante, muita gente evita comer aves que ciscam para trás – isso significaria atraso na vida. O mesmo vale para os que andam para o lado, como o caranguejo.

Pular sete ondas

O mar é conhecido pelos seus poderes de purificação e renovação de energias. E por que pular as ondas? É que a simpatia é uma saudação e uma homenagem à Iemanjá. Já o número sete é famoso por ser mágico e poderoso.

Doze uvas

Na Espanha, há o costume de comer 12 uvas à meia-noite, uma para cada badalada do relógio. Já por aqui, há quem acredite que elas podem prever se um mês é bom ou ruim, de acordo com a doçura de cada uma. Por exemplo, se a sexta for mais azeda, junho pode ser um período complicado.

Comer porco

Na contramão das aves, o porco é superindicado para a janta do Réveillon. Os animais fuçam para frente, o que faria o ano seguinte andar direito. Sem contar que, como são mais gordurosos, os bichos manteriam os próximos meses com fartura.

Dinheiro na carteira

Há quem ache que manter algum valor na carteira vai ajudar a ter sempre dinheiro na conta bancária. Se for dólar ou euro, conta mais ainda.

Correio da Bahia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia