Conheça os perigos de doença que em excesso pode levar a surdez

otite

O verão é uma estação que remete, principalmente em cidades com grande litoral como Salvador, a praia e curtição, porém algumas doenças podem afetar a vida daqueles que estão apenas aproveitando o período mais quente do ano e, uma dessas patologias, é a otite.

O Varela Notícias consultou a otorrinolaringologista do Hapvida, Rosa Lima, e ela esclareceu os perigos e como a otite pode ser contraída. “A otite é uma inflamação no ouvido e possui vários tipos e pode aparecer de diferentes formas como a otite bacteriana, a otite congênita e a dermatite que atinge a pele que está na região auricular”, disse a médica.

Os sintomas da otite podem variar, mas em geral são os seguintes: dor de ouvido, dor de cabeça e, por vezes, quando a doença evolui, a pessoa pode ter febre, perda de apetite, comportamento mal-humorado e até mesmo vômitos.

Um dos perigos que a otite pode causar é a surdez, caso a pessoa contraia ela em diversas oportunidades e não tome as providências cabíveis. “As otites em excesso podem sim causar a surdez, principalmente a inflamação que estiver mais na parte interna no ouvido. Essa inflamação se atingir o tímpano têm grandes chances de complicar a audição da pessoa e isso muitas vezes acontece quando a pessoa não tem o cuidado devido com a doença, apesar de que sim, existem pessoas que têm uma pré-disposição  maior para adquirir otites.”, disse Dra.Rosa Lima.

Dra. Rosa Lima ainda disse qual deve ser o procedimento de quem tem otite e como ela deve ser tratada. “Existem diversos tipos de tratamento da otite, pois ela pode ser externa, pode ser interna, pode ser causada por uma bactéria, pode ser causa por um fungo ou até mesmo uma dermatite e cada um desses tipos recebem tratamentos diferentes”, explicou a médica.

Por isso, a recomendação dos especialistas consultados pelo Varela Notícias é que, caso entre água na região auricular, não se deve exagerar na manipulação (seja com a mão ou com o cotonete) dele, pois este procedimento pode causar inflamação na região e pode causar sérios problemas para o ouvido da pessoa. Portanto, caso entre água no ouvido e este problema incomode por algum tempo, o médico deve ser consultado.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia