Bolsa Família: governo suspende até junho bloqueio de pagamentos por descumprimento de requisitos

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) bloqueou o cadastro de 1,2 milhão de beneficiários do Bolsa Família. A suspensão dos pagamentos para pessoas que declararam integrar famílias unipessoais. Ao Blog do Valente, a coordenada do CadÚnico de Santo Antônio de Jesus Jacquelina Oliveira, afirmou que o Governo Federal suspendeu dos municípios a ação de desbloqueio até o dia 23 de junho.

“O Governo Federal suspendeu dos municípios a ação de desbloqueio. A gente pode fazer [desbloqueio de famílias que não são unipessoais], mas no caso de unipessoal, o Governo Federal vetou todos os municípios. Nenhum município tem o poder de desbloquear [cadastros unipessoais] até o dia 23 de junho,” afirmou Jacquelina Oliveira ao Blog do Valente.

A medida faz parte da segunda etapa da Ação de Qualificação Cadastral, que começou há um mês, e verifica as inscrições no programa. Nesta fase, a pasta avaliou os cadastros de 4,9 milhões de pessoas inseridas no Cadastro-Único como famílias unipessoais no segundo semestre do ano passado.

Segundo a coordenadora do CadÚnico de Santo Antônio de Jesus, mais de 8 mil famílias, que declararam estar na condição unipessoal, foram desligadas do programa do Bolsa Família.

“Essa investigação já está acontecendo desde o final do governo anterior e que se intensificou em março; no dia 25 de março houve um bloqueio de um lote de famílias. Aqui em Santo Antônio de Jesus, nessa condição de unipessoal foram mais de 8 mil famílias desligadas,” disse Jacquelina ao reporter Leo Valente.

Se o cidadão preencher os requisitos e comprovar que vive sozinho, volta a receber as parcelas, inclusive as que foram bloqueadas. Caso contrário, o cadastro será cancelado.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia