Gabigol é suspenso por dois anos por tentativa de fraude em exame antidoping

Estreia do Flamengo na Libertadores foi adiada. Clube carioca chegou em duas das últimas três finais da competição, com três gols de Gabigol nelas – Foto: Alexandre Vidal | Flamengo

O atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, do Flamengo, foi suspenso por 2 anos pela Justiça Desportiva Antidopagem por tentativa de fraude em um exame antidoping realizado em abril de 2023. A decisão foi tomada após um julgamento que durou mais de 5 horas, realizado em duas etapas, nos dias 18 e 25 de março de 2024.

Gabigol nega as acusações e afirma que o exame foi realizado sem problemas, com resultado negativo. O Flamengo, por sua vez, irá recorrer da decisão, buscando a anulação da pena ou a sua redução.

No dia 8 de abril de 2023, técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram ao Ninho do Urubu, CT do Flamengo, para realizar exame antidoping surpresa em alguns jogadores, praxe no trabalho da autoridade. Gabigol, segundo a denúncia apresentada pela procuradoria, não gostou de ter sido sorteado e dificultou o trabalho dos profissionais.

Ele teria se irritado com a seleção para o exame, atrasado a coleta de urina e se recusado a lacrar o recipiente corretamente, como pede o protocolo. O caso foi relatado pelos oficiais à ABCD, que fez o repasse das informações à procuradoria, para investigação.

A defesa de Gabigol argumentou que não houve fraude e que o jogador não teve intenção de prejudicar o processo. A Procuradoria, por sua vez, sustentou que as provas demonstram a tentativa de fraude e pediu a suspensão do jogador por quatro anos, a pena máxima prevista no Código Brasileiro de Antidopagem.

“O atleta Gabriel Barbosa, sua família e staff tomaram conhecimento da matéria publicada nesta sexta-feira (22) pelo site Globo.com.O jogador do Flamengo vem a público confirmar que o exame foi realizado e o resultado apurado já deu negativo. Diante de tal informação, não há nada que possa ferir ou infringir as normas protocolares. Reiteramos que, em nenhum momento, o atleta tentou fraudar o exame, diz nota.

Com a decisão, Gabigol está suspenso de todas as atividades esportivas por dois anos, a partir de 25 de março de 2024. A suspensão inclui jogos do Flamengo, da seleção brasileira e de qualquer outro clube ou competição.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia