Valença e Laje registram 10 casos de febre oropuoche; saiba mais

O mosquito maruim é o principal vetor de transmissão Crédito: Gzt.com

As cidades de Valença, no Sul da Bahia, e Laje, no Vale do Jiquiriçá, registram 10 casos de febre oropouche cada, segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia. Teolândia (23), Taperoá (4), Mutuípe (2) e Salvador (1) também registraram casos da doença.

São ao todo 50 casos da doença do estado. A ‘Febre do Oropouche’ é viral e transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses, o que ressalta a importância de um diagnóstico preciso.

Não há um tratamento específico para a ‘Febre do Oropouche’, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas. A Sesab reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação.

A Sesab orienta que a população continue com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como o uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele, além de procurar orientação médica se necessário.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia