Videoclipe sobre artesanato de Maragogipinho é premiado em festival internacional promovido pela USP e Universidade Nova de Lisboa

A produção foi reconhecida como “Melhor Obra pelo Público” e “Melhor Filme na Categoria Ensaios e Experimentações” .

O videoclipe “Anjo de Barro” , roteirizado pelo cineasta baiano Eudaldo Monção e pela escritora Ionã Scarante, conquistou dois prêmios no 7º Festival de Audiovisual do NUPEPA/ImaRgens – ICNOVA LAPS , evento organizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Nova de Lisboa. A produção foi reconhecida como “Melhor Obra pelo Público” e “Melhor Filme na Categoria Ensaios e Experimentações” .

Imagem: divulgação

Além das vitórias, o videoclipe foi finalista nas categorias “Melhor Técnica de Filmagem” e novamente na categoria “Melhor Filme na Categoria Ensaios e Experimentações” , desta vez pelo júri técnico. Os prêmios foram entregues durante o Nono Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da USP , realizado em 11 de novembro de 2024. Este ano, o festival conta com a participação de mais de 220 pessoas, que se desenvolve para a votação do público.

Sobre o Festival

O evento é resultado da parceria entre o Instituto de Comunicação da Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA) e o Laboratório de Pesquisa Social da USP (LAPS). Coordenado pelos professores doutores Álvaro Comin (USP) e Carla Baptista (ICNOVA), o festival visa explorar o uso de materiais audiovisuais no ensino superior de Ciências Sociais.

“Anjo de Barro”: Livro e adaptação audiovisual

O videoclipe foi inspirado no livro infantil homônimo de Ionã Scarante, publicado em 2022 pela Editora Mente Aberta. A obra homenageia a comunidade artesã de Maragogipinho , situada no município de Aratuípe, Bahia. Conhecida por seu rico artesanato em argila, a comunidade representa uma expressão cultural significativa do estado.

Agora adaptado para o audiovisual, “Anjo de Barro” oferece uma ferramenta educativa para crianças, famílias e professores, ampliando o acesso ao universo cultural de Maragogipinho. O videoclipe já foi exibido em festivais literários, eventos de audiovisual na Bahia e no exterior, além de integrar a programação infantil da TVE Bahia.

Produção e financiamento

O projeto foi realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo , financiado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura. A Lei Paulo Gustavo (nº 195/2022) foi criada para implementar ações emergenciais de apoio ao setor cultural, garantindo recursos para iniciativas como essa.

“Anjo de Barro” reafirma a força da cultura baiana em produções audiovisuais, destacando a riqueza do artesanato local e projetando-o em palcos nacionais e internacionais.