Começa hoje (15) o prazo para declaração do Imposto de Renda; usar sua conta GOV.BR pode facilitar o preenchimento

Foto: Agência Gov

Prazo para a declaração do imposto de renda começa nesta sexta-feira (15) e quem tem conta GOV.BR pode preencher a declaração de forma mais fácil. Quem tem o cadastro na plataforma pode optar pela declaração pré-preenchida.

De acordo com a Agência Gov, a declaração pré-preenchida facilita o processo com os diversos campos já completados automaticamente pelo sistema. Por exemplo, informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.

Além da facilidade, os contribuintes que optarem por essa opção, tem prioridade na hora de receber a restituição. É importante não se esquecer que a declaração deve ser entregue no período de 15 de março a 31 de maio.

Para ter acesso à declaração pré-preenchida da Receita Federal, é preciso ter uma conta prata ou ouro no GOV.BR. Em 2022, 41,7% dos declarantes tinham conta nesses níveis. Este número passou para 68,6% em 2023 e subiu ainda mais em 2024, chegando a 75,2%. “Isto significa que a maior parte das pessoas que irão declarar podem se beneficiar desta facilidade do GOV.BR”, afirma o secretário Rogério Mascarenhas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia