Inflação para famílias de baixa renda é menor que a média nacional

Foto ilustrativa: reprodução

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quinta-feira (14) que a inflação anual para as famílias de renda muito baixa foi de 3,56% em fevereiro. Essa taxa é quase 1 ponto percentual abaixo da média nacional, que ficou em 4,50%.

O estudo utiliza dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e calcula o impacto da inflação em diferentes faixas de renda. O grupo com renda “muito baixa” apresentou a menor inflação anualizada entre os seis grupos considerados pelo Ipea.

As diferentes taxas de inflação entre os grupos de renda são explicadas pela cesta de consumo das famílias. As pessoas com renda mais baixa são mais impactadas pela variação de preços de alimentos, por exemplo, enquanto as mais ricas são mais penalizadas por custos mais altos de gasolina, cursos escolares e passagens aéreas.

A taxa anual para os mais pobres é 0,94 ponto percentual inferior à média nacional e 1,88 ponto percentual menor do que a dos mais ricos. O Ipea define como “renda muito baixa” os rendimentos domiciliares mensais menores que R$ 2.105,99.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia