Infratores da legislação eleitoral podem responder depois das eleições “Acha que está dando uma de esperto”

Foto: José Cruz/Agência Brasil04/09/2014- Brasília- DF, Brasil- O presidente do TSE, Dias Toffoli, conclui a assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais que serão usados nas eleições de outubro.

O dia das eleições está chegando, e as regras devem ser todas respeitadas. O Dr. Julimar Barreto esteve em entrevista à Rádio Andaiá FM nesta quinta-feira (29), explicando o que é permitido ou proibido no domingo e também até quando são permitidas as propagandas e campanhas eleitorais. Ele comentou que o eleitor pode usar camisa, bandeiras, broches ou adesivos do candidato, todavia, é terminantemente proibida a aglomeração de eleitores com esses mesmos adereços. A polícia já está orientada a dispersar qualquer tipo de aglomeração do dia 02 de outubro durante o período dos votos.

Distribuição de santinhos, carros de som ou qualquer outra forma de propaganda também não é permitido. A orientação dada à polícia para as infrações ocorridas é a prisão dos infratores, “O policial tem que agir, para evitar a perpetuação desse delito e que prejudique a eleição como um todo” comentou. Carros com adesivos também não podem circular nesse dia, “Porque a pessoa está cometendo crime eleitoral, a ordem é pra apreender os veículos” explicou. Para o transporte de eleitores para os pontos de votação, ode ser feito através as linhas regulares de ônibus, táxis e vans. As linhas extras serão definidas através da justiça eleitoral, por veículos coletivos que serão cadastrados e autorizados expressamente pelo juiz com adesivos nos para-brisas e fiscais em cada um deles.

Os carros de som, caminhadas e visitas poderão acontecer até as vésperas das eleições, isso com as devidas limitações de respeito à escolas, hospitais, clínicas e repartições públicas, no entanto, os comícios e som fixo já não poderão mais acontecer, apenas até esta quinta-feira (29). Ainda segundo Dr. Julimar, infelizmente há coligações que continuam descumprindo a legislação eleitoral e acordos formulados, ele assegura que estes relatórios serão entregues ao Ministério Público e futuramente respondidos pelos responsabilizados. “O pessoal que acha que está dando uma de esperto, que não foi pego ainda, mas a placa foi anotada, foi filmado… então depois das eleições poderá vir a multa pesada. Sem descartar a possibilidade de fazermos uma blitz e prender alguém em flagrante a qualquer momento” salientou.

 

Blog do Valente

98b432a8-e1e4-41e7-92f5-514769a630f7



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia