MPT-BA registra aumento de denúncias trabalhistas por causa do coronavírus

O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) registrou um aumento no número de denúncias trabalhistas neste mês, por causa da pandemia do coronavírus.

De acordo com o órgão, o crescimento foi de 65% acima da média do período, totalizando 185 denúncias. O MPT-BA detalhou que, desse número, 91 denúncias estão diretamente relacionadas à Covid-19.

A irregularidade mais citada nas denúncias são relacionadas às condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho, como empregadores que não estão garantindo ambientes saudáveis ou medidas de prevenção ao contágio do coronavírus.

Outras irregularidades denunciadas são: ameaças de suspensão de contratos de trabalho, redução de salários e do pagamento e empregadores ainda não formalizados.

Ainda segundo o MPT-BA, como os casos denunciados são de repercussão coletiva, o órgão calcula que cerca de 100 mil trabalhadores estão sendo afetados pelas irregularidades denunciadas.

Todas os registros estão sendo apurados e, caso haja comprovação das irregularidades, os responsáveis responderão administrativa ou judicialmente.

Como o órgão está com o atendimento presencial suspenso, os trabalhadores que quiserem fazer uma denúncia devem acessar o site do MPT-BA e preencher o formulário eletrônico, onde é possível solicitar sigilo do nome do denunciante.

Fonte: G1



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia