Ex-presidente José Sarney é diagnosticado com isquemia cerebral e recebe alta do hospital

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O ex-presidente do Brasil, José Sarney (MDB) foi diagnosticado com isquemia cerebral após tropeçar e cair em sua casa em São Luís, no Maranhão, no último domingo, 19. Sarney estava internado em decorrência do acidente doméstico e passou por exames médicos até a manhã desta segunda-feira, 17. A internação foi confirmada pela filha de Sarney, a deputada federal Roseana Sarney, que compartilhou um vídeo nas redes sociais detalhando o “susto”.

“Meu pai tropeçou e caiu, e nós o levamos para o hospital, mas, graças a Deus, os exames já foram feitos e ele está muito bem. Se Deus quiser, ele vai se recuperar logo”, disse ela no Instagram.

Em nota, o Hospital UDI informou que, durante os exames, José Sarney foi diagnosticado com “uma pequena área de isquemia cerebral”, que se refere a um AVC causado por um bloqueio na circulação sanguínea do cérebro. Apesar do diagnóstico, a assessoria de imprensa do político informou aos jornalistas que ele já teve alta hospitalar e “já está em casa”.

A isquemia cerebral ocorre quando há uma interrupção ou redução no suprimento de sangue para o cérebro, levando a uma privação de oxigênio e nutrientes. Pode resultar em vários sintomas, incluindo fraqueza, dificuldade para falar e perda de coordenação. A atenção médica imediata é crucial em tais casos para minimizar potenciais efeitos a longo prazo.

José Sarney, 92 anos, foi presidente do Brasil de 1985 a 1990 e é uma figura proeminente na política brasileira há várias décadas. A notícia do seu estado de saúde tem despertado a atenção e a preocupação da população, dado o seu papel significativo na história recente do país.

A família e os apoiadores do ex-presidente continuam esperançosos por sua rápida recuperação. A natureza exata e a extensão do tratamento ou qualquer reabilitação necessária que Sarney possa exigir após o derrame isquêmico não foram divulgadas até o momento. No entanto, muitos estarão atentos às atualizações e desejando-lhe boa recuperação.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia