Saiba a origem do Dia de Finados

Neste 2 de novembro, dia de finados (também conhecido como dia dos mortos), pessoas de todo o mundo prestam homenagens aos entes queridos que já se foram. Esta tradição começou no ano de 998. Na época, o líder religioso de um mosteiro francês ordenou aos monges que fizessem orações para as pessoas que já haviam morrido, principalmente aquelas que ninguém lembrava mais.

Na época o pensamento principal era que os mortos estariam descansando até o momento do juízo final. Porém, ao mesmo tempo em que o cristianismo era difundido pela Europa, pensamentos de outras culturas vinham à tona, incluindo o de uma ceita que escolhia um dia no ano para entrar em contato com o outro lado.

No século 13, a tradição se tornou popular e ficou estabelecido que, no dia seguinte ao Dia de Todos os Santos, seria comemorado o Dia de Finados. No Brasil o dia é de luto e tristeza para a maioria das pessoas. Já no México, a data é festiva. As pessoas se vestem com cores vibrantes, levam enfeites aos túmulos e celebram a data com bebidas, comidas e velas.

Esta é apenas uma das diversas teorias sobre a data, entretanto, é a teoria mais aceita por todo o mundo.

*VN



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia