Governo garante vinda de empresa chinesa para implantação do VLT

Uma das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, com mais de 13 mil quilômetros de ferrovia construídos, garantiu que enviará uma delegação à Bahia, visando viabilizar a implantação do VLT de Salvador. A decisão do CEO da China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), Chuanlin Wang, foi tomada durante reunião com o governador Rui Costa na sede do grupo, na cidade de Hefei, no último dia 11, último dia da Missão Oficial do Governo do Estado no país asiático.
Além do VLT, que ligará o Subúrbio Ferroviário ao bairro do Comércio, contribuindo para desafogar o trânsito de toda capital, os técnicos da CTCE aprofundarão os estudos sobre os projetos de água e saneamento para Salvador. A seleção dessas ações aconteceu após apresentação de todas as obras de infraestrutura que o governador Rui Costa negociou com grupos chineses, ao longo dos últimos cinco dias.
Após firmar parceria com Governo do Estado para essas duas primeiras obras na Bahia, a CTCE poderá investir no projeto da Ponte Salvador-Itaparica e na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A informação também é do CEO da empresa, que destacou a segurança proporcionada pelo formato de Parceria Público-Privada (PPP) apresentado pela Bahia. “Nós temos grande interesse em iniciar nossos investimentos no Brasil e sentimos segurança na modelagem proposta pelo governador. Nossa maior preocupação é com a segurança do negócio. A rentabilidade fica em segundo plano. Vamos buscar essas duas primeiras ações como teste para investir em projetos maiores na sequência, já com a experiência aprovada”, disse Wang.
Velocidade
Um dos diferenciais da empresa é a velocidade na realização de obras de mobilidade. Só em 2015, foram oito mil quilômetros de ferrovia construídos, afirmou o CEO do grupo chinês. A licitação do VLT sai ainda este ano e a expectativa, na avaliação do governador Rui Costa, é que a CTCE possa executar o projeto em Salvador com o mesmo ritmo que realiza na China e em outros países onde possui investimentos. “A tecnologia da empresa impressionou nossa comitiva e faremos todos os esforços para garantir a parceria iniciada hoje”, afirmou Rui, que assinou o memorando de entendimento.
A previsão é que a delegação da CTCE chegue à Bahia em abril, após a empresa realizar a primeira fase dos estudos necessários à participação nas licitações dos projetos apresentados pelo Governo do Estado. A assinatura do memorando entre o grupo estrangeiro e o governo baiano foi a primeira etapa do processo, garantiu o empresário.
Na visita da delegação asiática, técnicos baianos apresentarão aos chineses o Hospital do Subúrbio, o emissário submarino, o metrô e a Arena Fonte Nova, projetos executados por meio de PPP. “É uma maneira de comprovar o sucesso dessa modelagem de negócio e garantir a segurança que vocês querem para efetivar a parceria conosco”, disse Rui aos dirigentes do grupo.


Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia