Propaganda da Renault causa indignação entre baianos e nordestinos

A Renault Brasil divulgou uma campanha publicitária considerada bastante controversa na última semana. Com slogan “Viajar Quebra Preconceitos”, a empresa fez uma série de comerciais reproduzindo esterótipos e preconceitos.

Os vídeos são intitulados “Nordestinos São Preguiçosos”, “Baianos São Lentos”, “Cariocas São Malandros” e “Paulistas São Preguiçosos”. A ideia da campanha seria, em tese, quebrar preconceitos. No entanto, a montadora acabou sendo acusada de xenofobia por alguns internautas.

No vídeo sobre o Nordeste, por exemplo, mostra-se que ninguém trabalha aos domingos. “10h de domingo tem gente pra caralho trabalhando no Nordeste, meu anjo”, afirmou. Em outro vídeo, o preconceito de que baianos seriam supostamente mais “lentos” também é retratado.

Para alguns internautas, a campanha só reforçou estereótipos. “Ampliou a divulgação de um preconceito para combatê-lo? Na moral, Renault Brasil, esse foi muito ruim. Como nordestino, achei uma porcaria”, escreveu um internauta.

A Renault, por sua vez, também se pronunciou sobre o caso no Twitter. “Mostrar como esses clichês são errados faz parte da ideia da Campanha Renografias. Afinal todos merecemos respeito, né?”.

Alguns internautas ameaçaram denunciar o caso ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) por preconceito e xenofobia. (*VN)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia