Nesta terça-feira (11), o WhatsApp lançou um novo recurso que permite ao usuário da plataforma fazer pagamentos por mercadorias e serviços. A aplicação, chamada de P2M, foi aprovada pelo Banco Central (BC) após longo período de análises e discussões sobre a nova aplicação tecnológica.
Até o momento, os usuários do aplicativo de mensagens podiam identificar uma empresa, receber informações sobre seus serviços e produtos e, eventualmente, fechar a compra usando o WhatsApp. No entanto, para efetivar o pagamento, era necessário utilizar outras plataformas.
A partir de agora, os consumidores têm a opção de finalizar suas compras sem precisar fechar o aplicativo de mensagens. O WhatsApp oferece, há dois anos, o recurso de download de dinheiro entre pessoas físicas, e agora está permitindo o pagamento de produtos e serviços diretamente pelo app.
Embora a novidade já esteja disponível para os usuários pessoas físicas, a adesão das empresas ao serviço será gradual, segundo a direção da companhia de tecnologia no Brasil. Em até 90 dias, todos os empresários que aderirem ao WhatsApp Business poderão se cadastrar para integrar o novo sistema de pagamento eletrônico, conforme comunicado oficial divulgado pela plataforma.
Os consumidores que utilizam o WhatsApp têm a opção de efetivar pagamentos via aplicativo usando cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelas seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil; Bradesco; BTG Pactual; Caixa; Inter; Mercado Pago; Neon; Next; Nubank; Santander; Sicoob; Sicredi.