Nomeado ministro do STF, Cristiano Zanin será empossado em agosto

Foto: Divulgação/Senado Federal

O jurista Cristiano Zanin foi designado oficialmente como membro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (5). A designação para essa posição foi publicada em uma edição do Diário Oficial da União. Zanin foi indicado ao cargo pelo presidente Lula (PT) e assumiu a vaga ocupada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski, que se propôs. Com 47 anos de idade, Zanin atuou como advogado de defesa de Lula em casos relacionados à Operação Lava Jato.

O nome do advogado foi aprovado pelo Senado em 21 de junho, após passar por uma sabatina, com uma votação favorável de 58 a 14. No dia seguinte, Zanin se reuniu com a presidente do STF, Rosa Weber.

Conforme comunicado pelo tribunal, a cerimônia de posse de Zanin automatizada em 3 de agosto. Após assumir a carga, o novo ministro herdará 530 processos que estavam sob a responsabilidade do gabinete de Lewandowski. De acordo com as regras atuais, Zanin poderá permanecer no cargo de ministro do STF até completar 75 anos. Portanto, se optar por se propor na idade máxima permitida por lei, Zanin ficará na Corte por 28 anos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia