Bahia é responsável por 34% da energia eólica gerada no país

O estado da Bahia é o maior representante de energia eólica do país: 34% do total de energia produzido no Brasil vem dos parques instalados em território baiano. São mais de três centenas distribuídas do norte ao sul do estado. Segundo os dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), são 312 parques, com 18 deles inaugurados nos dois últimos anos. A força desses números e dos ventos baianos indicam possibilidades de negócios, investimento e emprego.

Conforme a CCEE, apenas entre janeiro e agosto deste ano, os mais de 300 parques baianos complementaram a proposta de energia do país com 2,2 mil megawatts médios, um aumento de 21% quando comparado aos 1,8 mil megawatts médios entregues no mesmo período do ano passado para o Sistema Interligado Nacional (SIN). A Bahia tem mais da metade da potência da usina hidrelétrica de Itaipu, que é a principal responsável em produção de energia limpa e renovável.

“Essas características estão atraindo cada vez mais investidores do Brasil e do exterior, prova disso são os quase 50 parques eólicos que iniciaram a operação comercial no Nordeste do ano passado até hoje, sendo 18 deles na Bahia. São negócios que geram emprego e renda na região e que ainda permitem que os agricultores, que arrendaram as terras, continuem com a sua produção”, afirma a vice-presidente da CCEE, Talita Porto.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia