Lula indica Flávio Dino para vaga no STF e Paulo Gonet para PGR

O presidente Lula ao lado de Paulo Gonet (indicado à PGR) e Flávio Dino (escolhido para o STF). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta segunda-feira (27), os nomes de Flávio Dino para ocupar vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet para ser o novo procurador-geral da República.

Flávio Dino é ex-juiz federal, ex-governador do Maranhão e atual ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele é indicado para a vaga deixada pela ministra Rosa Weber, que se aposentou compulsoriamente no início do mês. Flávio Dino é apoiado por movimentos sociais e partidos de esquerda. Ele é visto como um nome progressista e de compromisso com a defesa dos direitos humanos.

Paulo Gonet é subprocurador-geral da República e atual vice-procurador-geral Eleitoral. Ele é indicado para a vaga aberta com a saída de Augusto Aras. Paulo Gonet é um nome controverso. Ele é criticado por entidades jurídicas e movimentos sociais por posicionamentos contrários, por exemplo, à política de cotas em universidades públicas.

Agora, Dino e Gonet passarão por sabatina e precisarão ser aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa. Em seguida, terão a cerimônia de  posse marcada pelos respectivos órgãos.

Pelas redes sociais, Dino disse que está “imensamente” honrado com a indicação. “Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia