PT aproveita efeito Lula, aumenta para 2024 e apoia prefeitos até do PL

Foto: Divulgação/PT

 

Com o foco nas eleições municipais para o próximo ano, o PT abriu oportunidade para novos apoiadores, aumentou em número de prefeituras e atraiu para os seus quadros até mesmo prefeitos do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. Conforme informações do Bahia Notícias, parceiro do Blog do Valente.

A partir da vitória de Lula para a Presidência no ano passado, o partido ganhou 51 novos prefeitos por meio da migração partidária, de acordo com os dados dos 26 diretórios estaduais. De um total de 183 eleitos em 2020 para atuais 234 gestores municipais.

Com o vento favorável, o partido começa a superar o cenário adverso de 2020, quando saiu das urnas com 183 prefeitos, o pior desempenho desde 1996. Em 2012, sob liderança de Dilma Roussef, o partido atingiu seu auge em uma disputa de prefeitura, tendo conquistado 644 prefeituras.

O PT avançou com força nos estados do Piauí, Ceará e Bahia, todos comandados por governadores petistas. Mas também houve novas filiações em alguns estados no Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Maranhão e Mato Grosso do Sul.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia