Quase 9 mil obras que usam dinheiro federal estão paralisadas ou inacabadas no Brasil

O levantamento do TCU indica que o Maranhão é o estado líder em obras paralisadas, seguido por Bahia, Pará, Minas Gerais, Ceará e Goiás – Imagem: CNM/ Divulgação

No país inteiro, quase 9 mil obras que usam dinheiro federal estão paralisadas ou inacabadas. Um desperdício de dinheiro que o Tribunal de Contas da União atribui à falta de coordenação entre as autoridades públicas.

De acordo com o TCU, um órgão dedicado ao controle e fiscalização, das pouco mais de 21 mil obras atualmente em andamento com verba da União no país, surpreendentemente 8.603 estão paralisadas ou inacabadas. A grande maioria delas se concentra na educação básica. O montante total investido nessas construções paradas ultrapassa os R$ 8,2 bilhões.

O levantamento do TCU indica que o Maranhão é o estado líder em obras paralisadas, seguido por Bahia, Pará, Minas Gerais, Ceará e Goiás. Algumas justificativas foram apresentadas pelas entidades responsáveis, como a Universidade Federal do Maranhão, que apontou problemas logísticos e de recebimento de material como causa do atraso em algumas de suas obras.

A Casa Civil afirmou que o governo federal está empenhado em retomar as obras paralisadas, trabalhando para cumprir as recomendações do TCU. Essas obras foram incluídas no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), e o governo já publicou a lei que institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras Inacabadas.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia