PIX foi enviado para a pessoa errada? Saiba o que fazer

O Pix trouxe agilidade para os pagamentos e transferências, mas exige cuidados.

O Pix trouxe agilidade para os pagamentos e transferências, mas exige cuidados. 

O PIX é um sistema que revolucionou a forma de pagamentos no país. A ferramenta criada pelo Banco Central (BC) já é indispensável para milhões de brasileiros. No entanto, embora traga muita praticidade na hora de efetuar uma transferência, pode causar uma grande dor de cabeça se a operação for para a pessoa errada.

Diante disso, é possível cancelar um PIX enviado errado?

Infelizmente não. Por ser uma transação instantânea, ou seja, que se leva pouquíssimos segundos para ser realizada, não é possível voltar atrás no envio do dinheiro após o processamento.

Sendo assim, quem envia um PIX errado, independente da instituição financeira responsável, não terá a opção de cancelar a transferência já realizada. Neste sentido, é importante que o usuário sempre esteja atento aos dados do destinatário antes do envio.

Mecanismo Especial de devolução do PIX

Embora não seja possível cancelar o PIX enviado errado, o usuário pode recorrer ao Mecanismo Especial de Devolução (MED), liberado pelo Banco Central em novembro do ano passado.

O recurso, em resumo, foi criado para facilitar e agilizar o ressarcimento de usuários que são vítimas de fraude ou de falha na operação dos bancos.

Assim, caso alguém seja vítima de algum golpe, a instituição na qual partiu a transação tem até 90 dias para solicitar o dinheiro de volta ao banco de destino

Desta forma, a instituição que recebe o pedido deve se encarregar de fazer uma pesquisa para descobrir a conta na qual o valor foi enviado para bloqueá-lo imediatamente. Confirmada a fraude, o banco notificará o correntista que recebeu os valores avisando da devolução à conta de origem.

De todo modo, é importante frisar que o Mecanismo Especial de Devolução é utilizado exclusivamente para casos de fraude e falha em operações financeiras. Sendo assim, um simples erro na operação por parte do usuário não garante a utilização do recurso.

Como recuperar o PIX enviado errado?

Para isso, basta identificar as informações da pessoa através do comprovante de transferência e solicitar a devolução do dinheiro. Em alguns bancos existe um suporte ao PIX, um botão de reembolso para facilitar a devolução.

Contudo, o pagador ainda deve contar com a boa vontade de quem recebeu os valores indevidamente. Neste caso, quem recebeu a quantia errada deve guardar o dinheiro para devolver.

O que fazer?

  1. Entre em contato com o recebedor: se você fez uma transferência para a pessoa errada e conhece essa pessoa, uma das formas mais simples de resolver é explicando a situação para a pessoa e pedindo a devolução do valor. Todas as instituições financeiras que usam o Pix possuem uma opção que permite reenviar o valor ao pagador sem qualquer custo, chamado de Mecanismo especial de devolução;
  2. Entrar em contato com a instituição financeira: caso você não conheça a pessoa para a qual o Pix foi feito, a situação é um pouco mais complicada. A saída é entrar em contato com a sua instituição financeira e explicar o que aconteceu. Em muitos casos a instituição vai conseguir reverter a situação, porém isso não é garantido;
  3. Tente encontrar a pessoa utilizando os dados do Pix: outra saída ainda é tentar identificar o recebedor por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Você pode usar essas informações para entrar em contato e fazer uma tentativa de resgate do valor. Entretanto se o envio for feito para uma chave-aleatória fica mais difícil, já que essa alternativa serve justamente para dar mais privacidade ao recebedor. Nesse caso, ainda pode-se tentar entrar em contato com a agência bancária à qual aquela chave Pix está cadastrada e solicitar que o banco entre em contato com ele (pois eles não poderão passar os dados do cliente deles para você).

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