Mutirão para negociação de dívidas com bancos e varejo começa hoje

Imagem: divulgação

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) dá início, nesta segunda-feira (24), ao Renegocia!, um mutirão nacional voltado para a negociação de dívidas de consumidores que estão enfrentando dificuldades financeiras.

A iniciativa, que assumiu até o dia 11 de agosto, oferecerá atendimento presencial em órgãos de defesa do consumidor em todo o país, como Procons, Ministério Público, Defensoria Pública e associações. Além disso, os consumidores terão a opção de realizar uma consulta online através do portal consumidor.gov.br.

Segundo informações do governo federal, qualquer consumidor com dívidas em atraso poderá participar do mutirão, que não estabelece limite de valores ou de renda. O objetivo central dessa ação é combater o superendividamento.

Wadih Damous, secretário Nacional do Consumidor, ressalta a importância desse mutirão ao afirmar que o superendividamento afeta milhões de brasileiros, uma vez que muitas pessoas não conseguem quitar suas dívidas sem colocar em risco sua própria subsistência. Através do Renegocia!, busca-se promover uma ampla renegociação dessas dívidas para permitir que as pessoas possam reconstruir sua cidadania.

O mutirão Renegocia! tem início exatamente uma semana após o lançamento do programa Desenrola, também voltado para a renegociação de dívidas pelo governo federal.

A principal distinção entre essas duas iniciativas é que o Renegocia! não impõe restrição de renda ou limite de valor das dívidas. Além disso, abrange débitos com diversos setores, não se limitando apenas a dívidas com bancos.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia