Governador diz que programa “Primeiro Estágio, Primeiro Emprego” e “Bolsa Permanência” será lançado neste ano

Neste domingo (31) o governador da Bahia, Rui Costa esteve em Vera Cruz entregando uma creche a população. Na oportunidade, ele comentou sobre o projeto “Primeiro Estágio, Primeiro Emprego” e “Bolsa Permanência”, aprovado em dezembro de 2015.
O “Primeiro Estágio, Primeiro Emprego” vai promover a entrada de nove mil estudantes no mercado de trabalho até 2017. Já o “Bolsa Permanência” concederá auxílio financeiro a universitários de instituições estaduais como forma de assegurar que eles concluam a graduação. “Vamos lançar agora aquele programa que nós aprovamos na assembleia, estávamos preparando a sua estrutura no primeiro semestre. Programa de apoio aos estudantes das universidades e os estudantes carentes vão receber uma bolsa de estudo ate o 5º semestre e do 6º em diante vão ser chamados para praticar um estagio na rede estadual. Já no Nível técnico que concluíram o 2º grau vamos ter oportunidades também na rede com um trabalho primeiro emprego para esses jovens e a escolha do jovem pelo desempenho das notas nos 3 anos, não terá vestibular e nem indicação política, a seleção será pela média de nota para valorizar os estudos e dedicação dos jovens”, disse.

Para o projeto “Primeiro Emprego, Primeiro Estágio”, a ideia é estimular que a iniciativa privada e prefeituras, juntamente com o conjunto de órgãos do Governo do Estado, ofereçam 4,5 mil vagas em 2016 e outras 4,5 mil em 2017. Além do salário, os estudantes beneficiados terão todos os direitos garantidos, como assistência médica, por exemplo.
Os estudantes poderão atuar em empresas públicas e privadas por meio de contratos de estágio, aprendizagem ou primeiro emprego. Entre os critérios para preenchimento das vagas serão considerados o rendimento escolar, a partir de um banco de dados disponibilizado pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (Sinebahia). (SECOM/BA)

Blog do Valente



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia