Enem: sites oferecem videoaulas, monitorias e simulados gratuitos

professor-do-colegio-qi

A duas semanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora de o estudante revisar o conteúdo e lapidar o conhecimento adquirido ao longo do ano. A tecnologia é uma boa aliada nessa reta final de preparação. Sites como Descomplica, ProEnem, QG do Enem e Hora do Enem oferecem simulados, revisões e até sessões tira-dúvidas ao vivo. E o melhor: não precisa pagar nada.

O Descomplica disponibiliza em seu canal no YouTube mais de 300 videoaulas de revisão e promove, no Facebook, três vezes por dia, sessões tira-dúvidas. O QG do Enem inicia amanhã uma semana de monitorias gratuitas. E o Hora do Enem colocou no ar um simulado com 180 questões aos moldes do exame.

Com tanta oferta de conteúdo online, o estudante deve tomar cuidado para não se afobar. De acordo com Renato Pellizzari, coordenador de ensino médio do Colégio QI, não é uma boa estratégia aumentar o ritmo de estudos com a proximidade da prova.

— É um erro comum o aluno achar que é preciso estudar mais porque a data da prova está chegando. É o contrário. Agora, não é momento para desespero, mas para trabalhar com o que tem — diz.

Uma boa dica é ter o foco bem definido. As faculdades atribuem pesos diferentes às cinco áreas de conhecimento do Enem. Pela nota de corte do Sisu 2015, é possível ter uma ideia de quanto o estudante precisa tirar em cada área para garantir sua vaga.

— É fundamental descobrir quais áreas de conhecimento têm mais peso e investir nelas. Chega um momento em que é melhor o aluno ficar mais afiado no que está bem do que correr atrás daquilo que nunca entendeu — diz Renato.

Fazer questões de provas anteriores do exame também ajuda a fixar o conteúdo.

— O Enem é um exame muito peculiar. Quanto mais o aluno conhece o modelo, mais tranquilo fica na hora da prova — explica Renato.

O que os sites oferecem

Descomplica: O site no Facebook (@descomplica.videoaulas) faz sessões ao vivo três vezes por dia para tirar dúvidas. No canal do Descomplica no YouTube (sitedescomplica), tem mais de 300 vídeos novos só com revisão para essa reta final. Também há conteúdo sobre redação, com sugestões de temas e argumentos que podem ser usados no texto. No próximo dia 4, véspera do exame, será promovido o aulão gratuito #12hNerds, ao vivo, com revisão e técnicas de prova. Começa às 9h e só termina às 21h. Confira o site: descomplica.com.br.

ProEnem: O site oferece 753 videoaulas de todas as disciplinas no YouTube ( ProENEMOficial). Além de conteúdo curricular, as videoaulas trazem dicas práticas, com propostas como: “Como fazer a prova de Matemática do Enem” e “Como tirar nota 1000 na Redação”. Nos dias 4 e 5, o ProEnem terá dois aulões gratuitos ao vivo. Na sexta, a partir das 16h, o foco será em História, Geografia, Química, Física e Biologia. Já no sábado, a partir das 19h, serão abordadas questões de Matemática, Língua Portuguesa e Redação. O site é: proenem.com.br.

QG do Enem: O site inicia amanhã uma semana de monitorias gratuitas batizada de Plantão de Dúvidas. A cada dia, os professores de uma ou duas matérias estarão disponíveis. Amanhã, é dia de Linguagens e Redação. Na terça-feira, será História. Na quarta-feira tem Biologia e Geografia. Na quinta-feira, Química e Física. Na sexta, é Matemática. Para participar, basta se inscrever: confirmação.enem.com.br. Tem ainda a Maratona Esquenta Enem, que são aulas de revisão transmitidas todas as quartas-feiras, às 19h, e o Aulão de Véspera, dia 4 de novembro, das 8h às 13h, promovido em parceria com o Colégio e Curso Pensi. O endereço do QG do Enem é: www.enem.com.br.

Hora do enem: A plataforma do Ministério da Educação (MEC), além de videoaulas, oferece simulados gratuitos. Termina hoje o prazo para participar do último simulado antes da prova. Para encarar as 180 questões, basta se trancar no quarto e acessar o site: horadoenem.mec.gov.br. A partir de amanhã será divulgado o gabarito e um ranking com os alunos que fizeram a prova. Há ainda a possibilidade de comparar a nota obtida com a nota de corte da universidade e do curso de preferência.

Outros sites: Há muitos outros sites que oferecem, além do conteúdo fechado, uma boa parte de videoaulas gratuitas. Entre eles, estão o Trlha do Enem (trilhadoenem.com.br), o Mande Bem no Enem (mandebemnoenem.com) e o Ao Cubo Vestibular (aocubo vestibular.com.br). No YouTbe também há bons canais, como Me Salva! (migandorffy), Oficina do Estudante (oficinadoestudante) e Aulalivre.net (aulalivre).

Aplicativo oficial: O aplicativo oficial do Enem não traz conteúdo, mas tem dicas valiosas para os estudantes. Por meio dele, é possível conferir as informações do cartão de confirmação, quais são os documentos válidos para a realização do exame, o que pode e o que não pode levar para a prova, recomendações sobre o caderno de questões e os gabaritos das provas objetivas, que serão disponibilizados até o terceiro dia útil seguinte ao exame. (Extra Globo)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia