Enem aplica neste domingo provas de Redação, Linguagens e Matemática

rtemagicc_estudanteenem2editado-jpg

Hoje é a vez de os candidatos responderem a 90 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e ainda Redação. A prova terá duração de 5 horas e meia.

A redação, um dos pontos que mais preocupa os candidatos do Enem, deve ser um texto argumentativo-dissertativo de, no máximo, 30 linhas. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema proposto apoiado em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.

É necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Outros tipos de caneta, lápis ou lapiseira não podem ser utilizados. Comida, água, bermuda e chinelos são permitidos. Já óculos escuros, bonés ou similares estão proibidos.
O CORREIO pediu que dois professores da área apontassem, cada um, dez possíveis temas para a redação do Enem 2016. Três temas – mobilidade urbana, intolerância religiosa, bullying e nova configuração das famílias brasileiras – se repetiram nas apostas dos professores. Os assuntos estão principalmente ligados aos direitos humanos – e desrespeitá-los zera a redação.

O candidato pode levar celular e outros aparelhos eletrônicos, mas  terão que ser desligados. Os portões abrem às 11h e fecham pontualmente às 12h. As provas começam às 12h30. O estudante pode sair a partir de duas horas do início das provas (sem contar os atrasos). Só é permitido levar o caderno de questões nos 30 minutos finais do exame (hoje às 17h30, também sem contar os atrasos).

Amanhã, professores comentam, ao vivo, as provas no Facebook do CORREIO. Em coletiva no final da tarde de ontem, a presidente do Inep, Maria Inês Fini, disse que o órgão ainda calculava o número de abstenções do primeiro dia. (Correio)



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia