Estudante de medicina de Castro Alves vence disputa com mil universitários e ganha intercâmbio na Europa

Aos 5 anos, Waneska Costa Santos já sabia o que queria ser: médica. Hoje, aos 23, a baiana da cidade de Castro Alves já está muito perto de concretizar seu sonho. Aluna do nono período de Medicina da Unigranrio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, a talentosa estudante está prestes a realizar mais uma conquista: fazer um intercâmbio na Espanha.

— Tenho noção de espanhol do ensino médio, mas sempre quis aprender uma língua e participar de um programa de intercâmbio. O que diferencia esse dos outros é que tudo é custeado — comemora a universitária.

Waneska foi a única selecionada entre mil inscritos dos nove campi da Unigranrio para o programa “Top Espanha”. Ela vai realizar um curso de imersão na cultura e língua espanhola na Universidade de Salamanca. Serão três semanas em solo europeu, com viagem, hospedagem e todas as despesas pagas.

Para conquistar uma vaga no programa, Waneska passou por diversas etapas. Análise de histórico, curricular, cartas de intenção e de recomendação e entrevista com a reitoria. A jovem embarca nesta quimnta-feira. E a viagem já começa a mexer com outros sonhos.

— Já pensei em trabalhar fora do Brasil. Acho legal passar um tempo fora — revela a universitária.

Waneska foi a única selecionada entre mil inscritos para um programa de intercâmbio na Espanha
Waneska foi a única selecionada entre mil inscritos para um programa de intercâmbio na Espanha Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

A mãe de Waneska, Cleonice Costa, de 48 anos, veio da cidade de Santo Antônio de Jesus, onde mora, para se despedir da filha. É a primeira vez que a estudante vai sair do país.

— Passei dois dias sem dormir. É uma alegria muito grande, mas, ao mesmo tempo, é uma tensão. Ela é muito ligada à família e a gente acompanha cada passo dela. Mas nunca fiquei muito tempo longe — justifica Cleonice.

Não mesmo. A cada 40 dias, ela deixa sua casa, em Santo Antônio de Jesus, na Bahia, e vai para a casa onde Waneska mora, no Jardim Vinte e Cinco de Agosto, em Caxias.

— É a mãe mais presente da faculdade. Mais até do que muitos alunos — brinca Waneska.

Waneska com a mãe, Cleonice, e o irmão, Felipe Miguel. Despedida antes da viagem
Waneska com a mãe, Cleonice, e o irmão, Felipe Miguel. Despedida antes da viagem Foto: Cléber Júnior / Agência O Globo

Amor à terra natal

Apesar de ser tentadora a ideia de viver fora do país, a relação com a cidade onde cresceu fala mais alto. Waneska nasceu em Castro Alves, mas cresceu e viveu a maior parte da vida na cidade de Santo Antônio de Jesus. E é com sua profissão que pretende contribuir.

— Meu sonho de vida é voltar para minha cidade, mas quero me profissionalizar e chegar lá contribuindo. Até porque lá não tem muitos médicos — explica a jovem.

Se depender dela, o que não faltará é vontade e interesse em se especializar. Desde que ingressou no curso, Waneska está sempre envolvida em projetos, ações sociais e pesquisas.

— Já participei de um projeto que visita hospitais e creches, de pesquisa de iniciação científica e fui a congressos — enumera.

Pelos cálculos de Waneska, em 2020, Santo Antônio de Jesus terá de volta sua moradora para cuidar das pessoas.

*Extra



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia