MEC determina estudo para implantação de nova universidade na Bahia

Foto: Marina Silva/CORREIO

O ministro da Educação, Camilo Santana, ordenou a realização de um estudo sobre o impacto orçamentário do projeto de implantação da nova Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, que será construída em Vitória da Conquista. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira, 17, pelo deputado federal Jorge Solla (PT), em Brasília.

O pedido tem sido discutido pela comunidade acadêmica há mais de uma década e tem como objetivo criar a universidade através do desmembramento do atual campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), chamado Anísio Teixeira, localizado na cidade.

“Santana mostrou-se favorável à proposta de criação de mais uma universidade na Bahia, em uma região importante do sudoeste do estado, e, por isso, determinou que seja realizado um estudo sobre o impacto orçamentário desse projeto”, afirmou Solla após a reunião. Solla levou uma comitiva composta pelos deputados federais Valdenor Pereira (PT), Lídice da Matta (PSB) e Alice Portugal (PCdoB), todos do campo político progressista, ao Ministério da Educação em Brasília.

Também estiveram presentes na reunião o reitor da Ufba, Paulo Miguez, o vice-reitor, Penildon Filho, o diretor do campus da Ufba em Vitória da Conquista, Márcio Oliveira, e a diretora do campus de Camaçari, Maiana Matos.

O projeto foi elaborado em 2014, mas desde então foi impedido pelas gestões anteriores. O processo agora precisa ser analisado pela Casa Civil para ser transformado em um projeto de lei. Após essa etapa, poderá ser apreciado pelo Congresso Nacional.

A criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia abrangerá aproximadamente 100 municípios e beneficiará até 2,5 milhões de pessoas que residem na região do estado.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia