1° diretor negro da Faculdade de Medicina da UFBA é apresentado

Antonio Alberto da Silva Lopes e Eduardo Borges dos Reis. O reitor Paulo Miguez. Crédito: Divulgação/ Ufba

A Faculdade de Medicina (FMB) da Universidade Federal da Bahia (Ufba) está prestes a dar as boas-vindas à sua nova diretoria, composta pelos prescritos médicos e professores Antonio Alberto da Silva Lopes e Eduardo Borges dos Reis (vice). Um marco significativo é que Antonio Alberto é o primeiro diretor abertamente negro a assumir essa função na unidade, que tem raízes datadas de 1808. O evento de apresentação ocorreu na tarde da segunda-feira (14), às 17h, no prestigioso Salão Nobre da Reitoria, localizada em Canela. Essa sessão solene é aguardada com espera, reunindo acadêmicos, entes queridos, amigos e autoridades, para celebrar esse momento emblemático.

Antecipando o evento, o novo diretor compartilha sua empolgação com o início de sua gestão. Antonio Alberto Lopes expressa seu entusiasmo: “Estou extremamente animado, apesar de ser um período curto, muitas coisas positivas estão acontecendo. Enfrentamos desafios, mas estou recebendo apoio e me familiarizando ainda mais com as questões. Sinto-me bastante motivado, apesar dos obstáculos.”

Eduardo Borges dos Reis, vice-diretor da FMB, descreve a razão por trás dessa solene ocasião como um desejo de celebrar com toda a comunidade acadêmica, após um período de intensas comemorações. Ele enfatiza o objetivo de envolver a comunidade e outros setores sociais: “A comunidade merece compartilhar essa celebração, então este evento é uma busca pela participação ativa. Estamos convidando movimentos sociais, associações e outros grupos com o objetivo de comemorar coletivamente.”

Além do seu papel como professor desde 1980, o diretor Antonio Alberto da Silva Lopes possui um histórico de ocupação de cargos de destaque na universidade, incluindo o de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Ufba. Na FMB, sua designação como diretor representa um passo importante, pois ele se torna o primeiro líder identificado abertamente como negro a ocupar essa carga. Ele observa positivamente o gradual, porém contínuo, processo de diversificação da representação na área da Medicina, iniciando com sua própria presença como um exemplo inspirador.

Em suas palavras: “A FMB recebe inúmeras visitas, graças ao nosso Memorial da Medicina Brasileira, e percebo como as pessoas valorizam o fato de eu ser o diretor. Esse aspecto me motiva a acreditar que posso contribuir para uma faculdade melhor. É extremamente positivo ver como podemos influenciar outras pessoas, sejam elas negras, indígenas ou de grupos minoritários.” Com essa nomeação histórica, Antonio Alberto Lopes projeta um futuro mais inclusivo e representativo para a FMB e inspira outros a seguir aem passos semelhantes rumo a uma educação mais diversificada e equitativa.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia