Papa Francisco diz já ter assinado carta de renúncia em caso de doença

Papa Francisco é conduzido em cadeira de rodas, após uma oração do rosário na Basílica de São Maior, em 31 de maio de 2022, em Roma // Alessandra Benedetti/ Corbis/Getty Images
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/papa-francisco-diz-ja-ter-assinado-carta-de-renuncia-em-caso-de-doenca/

Em entrevista ao jornal espanhol ABC publicada neste domingo (18),  o papa Francisco afirmou que já deixou assinada uma carta de renúncia para ser usada caso não consiga mais exercer suas funções como líder da Igreja Católica por causa de um eventual problema de saúde.

O Papa afirmou que entregou o documento ao então secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, logo que assumiu ao comando da Igreja, em 2013.

“Já assinei minha renúncia. O secretário de Estado na época era Tarcisio Bertone. Eu assinei e disse: ‘Caso eu me encontre debilitado por questões médicas ou algo assim, aqui está minha renúncia’”, disse Francisco, segundo a publicação.

O antecessor de Francisco, papa Bento 16, renunciou ao papado em 2013 dizendo que sua saúde frágil e a idade avançada não estariam à altura das exigências do cargo. Foi a 1ª renúncia de um papa em mais de 600 anos.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia