Terremoto de magnitude 7,8 mata mais de 1,7 mil na Turquia e Síria e deixa rastro de destruição nos dois países

Rauf Maltas/Anadolu Agency via Getty Images

Um terremoto de magnitude 7,8 matou mais de 1.700 pessoas na Turquia e na Síria, segundo balanço de autoridades locais. O tremor foi sentido na madrugada desta segunda-feira (06). Pelo menos 1.014 pessoas morreram na Turquia. Já a Síria soma mais de 780 mortos. As informações são da AFP.

Ainda conforme informações da Agência, mais de 5.000 pessoas ficaram feridas e ao menos 2.818 prédios desabaram em meio ao tremor. Na Síria, o número de feridos chega a 1.087, de acordo com um assessor do Ministério da Saúde. Centenas de vítimas ainda estão nos escombros, e as cifras de mortos e feridos podem aumentar.

O epicentro do sismo foi registrado na região entre as cidades turcas de Gaziantepe e Kahramanmaras, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros, de acordo com os serviços geológicos dos EUA e da Alemanha. Os tremores puderam ser sentidos na capital turca, Ancara, no Chipre, no Líbano e também no Iraque.

Por causa da situação, a União Europeia afirmou que vai enviar equipes de resgate. “Equipes da Holanda e da Romênia já estão a caminho”, postou o comissário Janez Lenarcicd, do Centro de Coordenação de Resposta de Emergência do bloco.

Grécia e Israel também ofereceram ajuda. “O Estado de Israel está sempre pronto para enviar ajuda por qualquer meio possível. Nossos corações estão com as famílias e o povo turco que está sofrendo neste momento doloroso”, tuitou o presidente israelense Isaac Herzog.

Jake Sullivan, assessor de segurança nacional da Casa Branca, contatou as autoridades turcas nos Estados Unidos e afirmou que o país está pronto para fornecer assistência. “Profundamente preocupados com o terremoto destrutivo de hoje”, escreveu Sullivan em um tuíte.

 

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia