Grupo pró-Lula protesta em Santo Antônio de Jesus

61529ab5-900a-47b9-ac0f-488b1e09805d
743ee4f4-8c6b-444d-ba6a-4c644497efd1
e7ab00b2-e15f-4bc2-87fc-858fcab97449

Na manhã desta quarta-feira (24), grupo protesta em defesa do ex-presidente Lula. Com cartazes “eleição sem Lula é fraude”, os protestantes fazem parte do comitê em defesa a democracia e se reuniram na Praça Padre Mateus em Santo Antônio de Jesus.

Lula foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, responsável pelos processo da Lava Jato na primeira instância. O ex-presidente recorre em liberdade da sentença de 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A defesa nega as acusações e pede ao TRF-4 a absolvição do ex-presidente. Já o Ministério Público Federal (MPF) pede o aumento da pena de Lula.

Lula é acusado de receber propina da empreiteira OAS. De acordo com a sentença de Moro, a empresa reformou o triplex no Condomínio Solaris e deu o imóvel para Lula em troca de favorecimento em contratos com a Petrobras.

A suposta vantagem, no valor de R$ 2,2 milhões, teria saído de uma cota de propina destinada ao PT em troca de contratos da OAS com a estatal. Um dos depoimentos que baseou a acusação é do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, também condenado no processo.

Os advogados de Lula dizem que o ex-presidente é inocente e negam que ele seja dono do triplex.

Na semana passada, a defesa incluiu na apelação documentos que, segundo os advogados, reforçam a tese de que a OAS é a proprietária do imóvel. Trata-se de uma decisão judicial que determinou a penhora do triplex para a satisfação de dívidas da OAS.

Os advogados afirmam, ainda, que a condenação de Lula foi “politicamente motivada” e que o julgamento “ataca o Estado democrático de Direito”.

A defesa também questiona a imparcialidade de Moro e afirma que o juiz deveria “se afastar de todas as suas funções”. (G1)

 



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia