Alta no preço do combustível: Radiovaldo do Sindipetro atribui à guerra da Rússia e a privatização da refinaria na Bahia

combustível

O preço do combustível teve uma alta nessa última semana na Bahia. Em Santo Antônio de Jesus, o valor da gasolina chegou a R$ 7,79.

A alta inesperada da noite para o dia levantou muitos questionamentos.

Para Radiovaldo, representante do Sindipetro, esse aumento tem dois fatores: O primeiro ele atribui ao aumento do barril do petróleo no mercado internacional por conta da guerra da Rússia e Ucrânia.

“Ontem pela primeira vez na história recente o barril subiu 20% em apenas 24h, batendo a marca 139 dólares o barril do petróleo no mercado internacional. Teve uma pequena queda 127 dólares, mas a perspectiva é que a aumente esta semana. Aos EUA suspendeu aquisição de petróleo da Rússia. Sendo que a Rússia é o 2º maior produtor de petróleo do mundo, só a Rússia produz 4 vezes mais que o Brasil”, disse ao Programa Levante a Voz da Rádio Andaiá FM.

Outro fator que Radiovaldo destaca é a privatização da refinaria Landulfo Alves. Ao radialista Léo Valente na manhã desta segunda-feira (7), Radiovaldo explica que a referida refinaria compra o barril a 127 dólares e inclui nos preços dos derivados o valor integral do barril, seja petróleo importante ou comprado da própria Petrobras.

“Como eu vinha falando, a privatização ia prejudicar a Bahia, ou seja, ficamos reféns do monopólio. Isto está comprovando nos preços do gás, diesel e gasolina”, pontuou.

Petrobras

De acordo com ele, a Petrobras está em defasagem nos preços dos derivados e fez o último reajuste do gás de cozinha em outubro de 2021.

“Ela está segurando os preços nas 12 refinarias do Brasil por pressão do governo federal para evitar explosão dos preços. A Bahia ficou de fora porque a refinaria é privatizada. O dono da refinaria quer o retorno do investimento de 10 milhões, não quer saber se o povo não consegue pagar. E agora estamos no pepino graças a iniciativa da Petrobrás em privatizar a segunda maior refinaria. Só não está um caos absoluto porque o governo do estado congelou o ICMS”, frisou.

Para ele ainda há possibilidade de um novo aumento no preço do combustível ainda esta semana.

“Vamos entrar com uma denúncia no Cade, no Procon estadual da Bahia, porque o povo da Bahia não pode suportar mais isso”, finalizou.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia