Horário de funcionamento durante o São João gera divergências entre Sindicato dos Comerciários e representantes patronais

Foto: Divulgação

 

O Sindicato dos Comerciários, representado pela diretora Anatália Mercês, participou nesta terça-feira (20) de uma entrevista para discutir o consenso em relação ao horário de funcionamento durante o período do São João, que ocorre em um sábado (24). A questão é delicada, uma vez que muitos visitantes são esperados nessa data, levando os estabelecimentos a querer abrir e operar. No entanto, é importante considerar que os funcionários, os próprios comerciários, também desejam aproveitar o São João.

Durante a entrevista, Anatália revelou que não houve um consenso alcançado. O principal problema reside na legislação municipal, que prejudicou significativamente os trabalhadores dos supermercados. Eles estão enfrentando uma semana exaustiva, sem horários definidos para retornar para casa, trabalhando em dobro e alguns deles até pedindo para sair devido à carga horária extensa, já que serão obrigados a trabalhar no dia de São João.

“Os trabalhadores dos mercados estão sobrecarregados, trabalhando em uma semana de pique e vão ter que trabalhar também no São João, sem limite de horário. Na reunião fizemos uma proposta para o prefeito limitar um horário de funcionamento, mas até o momento não obteve respostas. Propomos de colocar o funcionamento até as 14h e não aceitaram, tentamos propor dois turnos (manhã e tarde) e também não aceitaram. Querem os trabalhadores trabalhando o dia todo”, pontuou.

A diretora destacou que os trabalhadores dos mercados também precisam ter a oportunidade de curtir a festividade, pois eles não terão tempo para aproveitar as noites, uma vez que trabalharão até tarde, inclusive na véspera do São João, pois não há limite de horário estabelecido na lei municipal.

“É como se esses trabalhadores não tivessem vida, eles estão pedindo socorro e precisam de uma posição do órgãos, nem que seja um meio termo”, disse.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia