O Cristão e o Carnaval; por Pastor João Carlos

Existem coisas na vida que não combinam devido a natureza, o bom senso e os princípios que regem determinados fatos de uma cultura. Não fica bem você frequentar uma praia de terno e gravata, nem ir ao fórum de biquíni ou mesmo usar uma saída de praia para ir a uma missa ou culto. Podem até fazer isso, mas torna-se ridículo e desconcertante.

Óleo e água não se misturam. Embora, ao colocar essas duas substâncias num vasilhame, mesmo assim, forçosamente elas não vão se fundir. A natureza do carnaval, seus acontecimentos correlacionados e sua proposta e objetivos, divergem em muito da natureza, dos acontecimentos, proposta e objetivo do Evangelho.
Os que defendem e fazem parecer normal o evangélico criar um carnaval paralelo, como se santo fosse, está apenas reforçando e aceitando a unicidade de propósitos entre esses dois acontecimentos. Por mais que justifiquem com argumentos convincentes, estão legitimando a prática do carnaval hedonista. O mundo cria suas opções de alegria, diversão e entretenimento, porém sem nenhum compromisso com Deus. Isso é próprio do pensamento hedonista, onde a busca pelo prazer é o único propósito de vida. A alegria que o Evangelho traz está acima e muito além dos momentos de prazer que o carnaval produz, embora intensos e aceitáveis pela grande maioria. Quem gosta e frequenta fielmente o carnaval é porque nunca, provavelmente, experimentou a alegria de frequentar a presença do Deus vivo. Não posso e não devo julgar as opções de ninguém, cada um faz de sua vida o que quiser, mas permitam-me opinar sobre o assunto como quem experimentou por muitos anos o carnaval e que experimenta por longo tempo a Graça de Deus. Esta Graça incomparável proporciona uma alegria incomparável, infinitamente melhor e não é momentânea ou sazonal. Não preciso aguardar o ano todo para obter uma migalha de alegria. A alegria que me foi dada vem do Espírito e age em todo tempo e para sempre. Não preciso inventar situações para experenciar emoções em gotas. Rios de águas vivas brotam do meu coração constantemente, e não é porque sou melhor do que ninguém, mas porque fiz a opção um dia de entregar minha vida a Cristo e Ele é a fonte da água da vida, nossa alegria. Simples assim. De graça e sem nenhum sacrifício.

A vida é preciosa demais para ser desperdiçada em carnavais que vão e vem e em nada mudam a realidade das pessoas, aliás só piora e, pior, muitas vidas são ceifadas, inicadas nas drogas, etc, lá no meio da “alegria ” que pode se configurar em tragédia pessoal, enquanto o Evangelho é e sempre será a fonte de vida e de alegria que todo ser humano incessantemente busca, não busque, entretanto, no lugar onde não vai encontrar. Cristo, somente Ele, pode transformar profundamente realidades. Carnaval vem e vai rapidamente, porém, Cristo veio pra ficar e morar no coração de quem O busca e O encontra e, para todo sempre, proporcionando alegria permanente. Carnaval e o Cristão verdadeiro não combinam. Finalmente e felizmente.

Pastor João Carlos

[Pastor João Carlos é Teólogo, Pastor da Igreja Batista da Esperança; Psicanalista Clínico; Pós graduado em Teoria Psicanalítica pela Unifacs; Psicanalista didata;  COACH. integral Sistêmico.]



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia