Com uma população estimada pelo IBGE em 14.194 habitantes, o município de Salinas da Margarida poderá perder recursos públicos federais diante do resultado do censo de 2010 que aponta uma população menor, de 13.269 pessoas. A diminuição da população foi contestada pelo prefeito, Wilson Pedreira (PMDB), que questiona a metodologia utilizada pelos recenseadores locais. Centenas de pessoas que trabalham em Salvador durante a semana e retornam aos seus lares nos finais de semana não estão sendo computados como moradores de Salinas, disse o prefeito. No município, 93,48% da população foi recenseada e 87,47% domicílios visitados.
A principal fonte de sustento da população de Salinas é a pesca e a mariscagem. 90% da população vive da atividade e é justamente o risco de perder benefícios para esta população que preocupa a administração local. De acordo com o assessor jurídico da prefeitura, Igor Coutinho, após uma audiência pública na Câmara de Vereadores com representantes do IBGE, a prefeitura realizou uma força tarefa com o objetivo de identificar pessoas que não tenham sido recenseadas, aproveitando o fim de semana prolongado. A prefeitura, porém, reclama que no sábado e domingo o posto do IBGE permaneceu fechado, o que impossibilitou o recenseamento de centenas de pessoas que trabalham em outros municípios e residem em Salinas, lamentou o advogado.
Caso o município não atinja ao menos a população de 13.585 habitantes, sofrerá redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em valores superiores a R$ 1 milhão em 2011. Isto sem falar nas perdas dos recursos da saúde e educação. A situação é gravíssima. Inúmeros programas sociais certamente ficarão comprometidos se o IBGE não corrigir a conduta dos seus prepostos. Temos absoluta certeza que a população é bastante superior à que está sendo apontada pelo IBGE. Vamos solicitar a prorrogação dos trabalhos, afim de que o censo reflita a verdadeira realidade do nosso município, afirmou o prefeito Wilson Pedreira.
Salinas da Margarida, que há mais de oito anos desenvolve programas de distribuição direta de diversos benefícios, com a implantação do Canteiro de Obras de São Roque do Paraguaçu que lhe faz limite, teve, há mais de um ano, que ampliar o universo de pessoas beneficiadas com a chegada de mais de mil pessoas vindas de outros municípios para residir em seus povoados de Encarnação, Cairu e Conceição. (Cristina Santos Pita/A TARDE)



