Sobre a garantia de vagas para afrodescendentes em concursos públicos

O Governo Federal está querendo criar cotas raciais para concurso públicos, ou seja: no caso de um concurso para o Banco do Brasil, por exemplo, uma parte dos contratados deverá ser afro descendente.  Eu concordo que hajam essa garantia, até como reparação pelos anos pós escravidão, quando foi cometido o erro histórico de não se investir na qualidade de educação para os negros, que acabaram segregados da sociedade.Por outro lado não podemos considerar normal que hajam garantias para todas as minorias já que, conforme a avaliação de uma determinada representação política ou social, podem ser consideradas minorias as mulheres, os homossexuais, os indígenas e por aí vai…Neste caso, quantas vagas iriam restar para aqueles que estudaram e batalharam de sol a sol para passar num concurso do INSS, Ministério Público ou outras entidades públicas? Quando se fala em garantir vagas na Universidade, a reparação é mais justa, já que a feita na base, que é a Educação. Entretanto, garantir o mesmo direito no mercado de trabalho já seria avançar demais, correndo inclusive o risco de, na tentativa de se reparar uma injustiça, ferir o direito de quem não tem nada a ver com o problema.Léo Valente