João do Mutum sofre AVC e está internado no HRSAJ

João Batista Costa,  56 anos, popularmente conhecido como João do Mutum, morador  do bairro Irmã Dulce em Santo Antônio de Jesus, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) neste domingo (30)e encontra-se internado na unidade semi-intensiva do Hospital Regional do município.  Segundo informações da filha, João  estava com a esposa em sua residência com quando começou passar mal. Ele é conhecido na cidade  pelo projeto  educativos que tem com crianças e adolescentes no bairro em que mora.

O acidente vascular cerebral (acrônimo: AVC), ou acidente vascular encefálico (acrônimo: AVE), vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento (isquemia) ou rompimento (hemorragia) de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito na qual o paciente pode apresentar paralisação ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e déficit visual súbito de uma parte do campo visual. Pode ainda evoluir com coma e outros sinais.

Trata-se de uma emergência médica que pode evoluir com sequelas ou morte, sendo a rápida chegada ao hospital importante para a decisão terapêutica. No Brasil, a principal causa de morte são as doenças cardiovasculares (cerca de 1 a cada 3 casos), com o AVC representando cerca de 1/3 das mortes por doenças vasculares, principalmente em camadas sociais mais pobres e entre os mais idosos. É o problema neurológico mais comum em algumas partes do mundo gerando um dos mais elevados custos para as previdências sociais dos países.



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia