Número de atingidos pelas chuvas na Bahia sobe para mais de 60 mil pessoas; 43 municípios foram afetados

A cidade de Cachoeira decretou estado de emergência – imagem: reprodução/TV Bahia

O número de pessoas atingidas pelos danos das chuvas na Bahia chegou a 60.732 nesta sexta-feira (2), segundo dados divulgados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do estado (Sudec). Entre eles, 355 estão desabrigados e 6.802 ficaram desalojados com o temporal, que provocou alagamentos em várias regiões. Não há registro de desaparecidos e nem de mortes.

De acordo com o balanço, os números correspondem às ocorrências registradas em 43 municípios afetados. Destes, doze tiveram situação de emergência reconhecidos pelo estado.  As cidades de Teodoro Sampaio e São Felix decretaram estado de calamidade pública.

Pedras da Ladeira do Milagre, em São Félix, se soltaram por conta da força das águas

Em Dário Meira, o colégio estadual abriga 18 pessoas, que tiveram suas casas invadidas pelo transbordamento do Rio Gongoji. As aulas foram suspensas na unidade nesta sexta, mas a prefeitura ainda não informou se a suspensão prosseguirá na próxima semana.

Em Dário Meira, famílias estão desabrigadas após Rio Gongoji transbordar – imagens: redes sociais

Corpo de Bombeiros

Conforme a Sudec, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) tem atuado nos municípios afetados pelas chuvas realizando, além do monitoramento, operações de resgate de pessoas em áreas de risco e orientando os moradores sobre as medidas preventivas. Uma dessas ações aconteceu em Ilhéus, na Vila Cachoeira, onde uma equipe trabalhou no atendimento a vítimas de um deslizamento.

No município de Aurelino Leal, o Corpo de Bombeiros monitora a elevação do nível do Rio de Contas. Assim como acontece na região de Itabuna, com o Rio Cachoeira. Em Cardeal da Silva equipes atuaram em áreas de alagamento com a retirada de moradores em regiões alagadas.

“Estamos atuando desde novembro na Operação Chuva. Tropas e equipamentos diversos, como viaturas e embarcações, estão sendo empregadas diuturnamente em reforço aos quartéis do nosso Estado”, explicou o tenente-coronel BM Gabriel Penna, comandante da Operação Chuva.

A base da Operação Chuva está sendo em Ilhéus, onde, conforme a Sudec, os militares podem ser deslocados com mais facilidade para atuarem nas cidades atingidas na região sul, extremo sul e sudoeste, que são as mais afetadas.

Ações em rodovias afetadas pelas chuvas

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) está com a equipe técnica do órgão nas rodovias estaduais afetadas pelas chuvas desde a última semana, realizando ações emergenciais a fim de permitir a trafegabilidade de veículos. A execução dos serviços também conta com o apoio dos Consórcios Intermunicipais de Infraestrutura.

Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícias



Veja mais notícias no blogdovalente.com.br e siga o Blog no Google Notícia